Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

o Homem Certo

Cansada, Canção de sensibilização sobre violência doméstica.

 Rodrigo Guedes de Carvalho escreveu a letra e compos a Musica. 

Canção de sensibilização sobre violência doméstica, assinalando o 25º aniversário da APAV - Associação Portuguesa de Apoio à Vítima.

Cantam Aldina Duarte, Ana Bacalhau, Cuca Roseta, Gisela João, Manuela Azevedo, Marta Hugon, Rita Redshoes e Selma Uamusse.

 

Quem não conhece quem sofre ou sofreu de violência domestica?

 

Eu conheço várias histórias iguais a tantas outras. Vou resumir uma que assisti várias vezes.

Dona Ermelinda tinha sido operada à bacia, o companheiro dela era um bruto atrasado.

Ao final da tarde ele ia busca-la ao centro de dia, trazia-a numa cadeira de rodas. Quando chegavam à porta ele nunca a ajudava a levantar-se da cadeira, e com grande esforço D. Ermelinda lá se levantava e dirigia-se à porta. Quando chegava à porta ficaà espera que o marido lhe desse ordem para entrar. Já podes, ou entra. Chegava a estar ali 15 minutos ou mais à porta a fazer grande esforço para estar de pé. Ele nunca lhe dizia nada, gritava-lhe ordens.

Se ele estava mal disposto insultava-a mesmo ali na rua, chama-lhe nomes, rebaixava-a. Tenho a certeza que havia dias que lhe batia. Se a tratava assim na rua fará em casa. 

E assisti a esta cena vários dias pela montra da minha loja, certos dias evitava o angulo de visão para não os ver e aumentava o volume da musica para não ouvir.

O que mais me impressionava é que D. Ermelinda era sempre simpática e educada com ele, e sorria-lhe, a mim dava-me raiva e ás vezes sentia o nó na garganta. Fui cobarde muitas vezes em não fazer nada, nem tomar uma atitude.

 

D. Ermelinda continua a sorrir e a ser um doce de pessoa.

6 comentários

Comentar post